As ações do projeto “Parcours - Novos Olhares, Novos Percursos” são conduzidas por três eixos de objetivos: pesquisa, registro e difusão:

Ações de pesquisa: são aquelas que irão fomentar e dar suporte ao processo de investigação dos intérpretes-pesquisadores.


- Pesquisa teórica: leitura e discussão de textos que possam auxiliar na construção conceitual / ideológica de “Parcours - Novos Olhares, Novos Percursos”, que irá acontecer em conjunto com a pesquisa prática. A leitura de textos teóricos irá servir de suporte para a pesquisa prática, através de discussão de temas e transposição para a cena. Temas relativos: Parkour, pós-modernidade, arte urbana, danças urbanas, arquitetura, cultura oriental etc. Uma pesquisa prévia servirá como ponto de partida para textos e livros de interesse, que através de ramificações e cruzamento bibliográfico irão gerar outros conteúdos para a pesquisa.

- Pesquisa prática: o processo de pesquisa prática se dará com base em improvisações coletivas e individuais, através de criação e experimentação, de acordo com premissas definidas em improvisações e jogos corporais, e exploração do espaço urbano, através da movimentação e articulação dos corpos nas ruas. A pesquisa pratica irá gerar conteúdo, material coreográfico e idéias visuais que deverão ser registradas através de escrita, vídeos e fotos.

- Ciclo de aprimoramento técnico: todo o processo de pesquisa em “Parcours - Novos Olhares, Novos Percursos” será realizado concomitantemente ao trabalho de treinamento físico dos intérpretes-pesquisadores. O treinamento irá funcionar em sistema de rodízio, em que semanalmente cada dupla do coletivo se articula e assuma o treinamento. O rodízio irá capacitar o grupo em diversas possibilidades de movimento, já que o grupo é formado por artistas de diferentes formações, vivencias e técnicas corporais. Essa forma de articulação irá colaborar para a troca de competências entre os integrantes e irá capacitá-los de maneira diversa, ampliando as possibilidades de movimentações em dança contemporânea. Entre as competências presentes no grupo estão: Break Dance, Parkour, dança contemporânea, balé clássico, ginástica olímpica, teatro e educação física.

- Ciclo de oficinas temáticas: a pesquisa irá contar com a colaboração de três profissionais de renomado destaque em suas áreas de atuação e que irão ministrar oficinas para os integrantes do coletivo. Além do coletivo, serão disponibilizadas outras dez (10) vagas em cada uma das oficinas, através de análise currículo e/ou convites, possibilitando que outras pessoas tenham acesso ao conhecimento. Apesar das oficinas fazerem parte das ações de pesquisa, seu caráter de difusão se verifica na medida em que abre possibilidade de acesso para outros profissionais, difundindo conhecimento. As oficinas poderão acontecer em ordem diferente da listada abaixo, dependendo de disponibilidade dos profissionais envolvidos. Esses profissionais serão responsáveis por provocar processos e descobertas no grupo, através das suas áreas específicas de atuação, a saber:

Oficina 1: Ana Paula Baltazar - “A deriva no percurso e vice-versa: corpo, espaço e aparelhos como interfaces”

Oficina 2: Diogo Granato - “Corpo cênico: técnicas e corpos distintos na busca de um repertório pessoal do intérprete”

Oficina 3: Thomas Des’ bois - “Parkour de volta `as origens: o espírito de Lisses”

Ações de registro: são aquelas que têm como objetivo registrar e arquivar todo o processo vivenciado em “Parcours: Segunda Etapa”

- Registro videográfico / fotográfico: durante o processo o grupo irá registrar a pesquisa de movimentos, através de uma filmadora mIni-DV e uma máquina fotográfica digital que pertencem `a empresa proponente. Além de servir como arquivo, esse material será também utilizado para difusao e expandir o processo, através de sua postagens em site, estilo blog. Esse registro servirá também, na terceira etapa do projeto, para definir o que vai e o que não vai fazer parte do espetáculo, na terceira etapa do projeto, quando ele for apresentado nas ruas de Belo Horizonte.

- Painel Visual: painel em que constem referências estéticas, sugestões, fotos, matérias de jornais, textos, links para vídeos e afins para compartilhamento do grupo, que será colocado ao alcance de todos. Num segundo momento esse material deverá ser digitalizado e postado no site do grupo.

- Diário do artista: os intérpretes-pesquisadores serão convidados a registrar em um diário de trabalho pessoal todas as impressões e expectativas vivenciadas durante o processo. Esse material poderá ser transcrito e postado no site, ou poderá, na Terceira Etapa de Parcours, dar origem a publicação.

Ações de difusão: são aquelas que têm como objetivo comunicar e difundir as informações do processo de pesquisa vivenciado em “Parcours: Segunda Etapa”

- Site estilo blog: manutenção de site, em estilo blog, que será utilizado para divulgação e disseminação do processo, do ponto de vista de pesquisa e produção. Seu formato estilo blog irá proporcionar que ele funcione como um fórum virtual, em que os integrantes do coletivo e quaisquer outros interessados possam postar e discutir temas relacionados com a pesquisa. O site servirá também como vitrine e canal de discussão com grupos que desenvolvam trabalhos semelhantes em outras regiões do pais e do mundo, criando uma rede de trocas. Além disso, os integrantes do grupo e os colaboradores serão convidados a registrar textos teóricos, transcrição de treinos, propostas de improvisação e impressões no site.

- Informativo: pequeno jornal eletrônico com peridiocidade mensal que será encaminhado para no mínimo 3 mil endereços de e-mail. Durante o processo quatro informativos serão realizados, com o objetivo de divulgar o processo de trabalho, as oficinas vivenciadas, entre outros.

- Demonstração prática: ao final do processo, o coletivo irá realizar uma demonstração prática da pesquisa realizada, apresentando pequenos fragmentos de materiais coreográficos, em local público de Belo Horizonte, a ser escolhido durante a pesquisa. Essa demonstração será divulgada para público interessado e será seguida de debate sobre o processo. A demonstração também será objeto de registro em foto e vídeo e anexada ao material de arquivo e divulgada no site.

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