O grupo irá articular a pesquisa com base nos preceitos do processo de trabalho colaborativo, em que todo o conhecimento é construído conjuntamente e negociado, através de um fluxo de comunicação em duas vias e contínuo. Poderá funcionar de maneira unidirecional, isto é, quando alguém do grupo irá assumir um papel de expertise, explicando e direcionando determinadas idéias ao coletivo, e em outros momentos é multidirecional, quando os membros do grupo buscam alternativas e tomam decisões conjuntamente. Na cooperação se produzem consultas sobre o feito de cada um e a colaboração vai se fazendo conjuntamente. O trabalho colaborativo irá exigir e aperfeiçoar os integrantes em habilidades comunicativas e técnicas inter-pessoais; colaborar para criação de relações simétricas e recíprocas; e irá desenvolver capacidades de compartilhamento de resoluções de tarefas, através da divisão de responsabilidades para o alcance do êxito do grupo.

Concebida desta maneira a atividade colaborativa pode converter-se em poderoso recurso metodológico para a implementação da pesquisa em Parcous. Para o êxito da metodologia de trabalho três quesitos são fundamentais:

- Articulação: refere-se à necessidade do sujeito de organizar, justificar e declarar suas idéias para todo o grupo, e ser adequadamente interpretado e compreendido pelo coletivo.

- Capacidade de resolução de conflitos: relaciona-se mais aos desacordos entre os participantes, que provocam variados movimentos discursivos e múltiplas negociações, solicitando esforços do coletivo para gerenciá-los.

- Co-construção: capacidade do grupo em aprender cooperativamente, para a gênese e desenvolvimento de uma cognição socialmente compartilhada.

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